quarta-feira, 14 de outubro de 2009

olá!

As férias já lá vão (snif! snif!) e este inicio de ano lectivo não tem sido nada fácil!
Meninos novos, muito pequeninos ainda de chuchas e fraldas a chorarem pelas mamãs é de fazer doer o coração! Mas... a adaptação está praticamente feita e aos poucos estes meninos e meninas, de bibe e fralda de pano a arrastar pelo chão já vêm a correr de manhã para o nosso colo e a chamarem pelo nosso nome. É um período de afeições e de conquistas, de empatias e de descobertas...
Já conseguem dizer adeus e mandar beijinhos aos papás sem chorar, já conseguem brincar quase sem morder, bater ou arranhar...
Adoram histórias (e tem que ser todos os dias uma nova!!!) e de cantar, cantar, cantar...
a adaptação do Miguel não tem sido fácil...com a mãe na sala ao lado a partilhar o "seu" colinho com outros meninos também não tem ajudado. mas na sala já vai interagindo com os outros meninos.
O João já está no 3º ano e acha que é o rei do mundo...
Tem sido um processo de adaptação para todos e leva o seu tempo.
De forma que o disponibilidade mental e física não tem sido a melhor para poder vir aqui.
mas, está tudo a melhorar!


um cheirinho ainda das férias para ajudar a levantar o moral...

5 comentários:

  1. Humm! Como é difícil não ser polvo de vez em quando para poder abraçar com muita força as carinhas mais tristonhas com saudades... Corajosa, meiguinha e HUMANA como és, reconheces e facilitas esta transição tão dura.
    Agora que sou mãe, vejo o outro lado da moeda e apoquenta-me a ainda longínqua chegada desse momento! Espero ter alguém tão especial como tu para me acompanhar e ajudar.
    jinhos
    Sininho

    ResponderExcluir
  2. olha quem fala!!! a mais doce das educadoras...
    amiga, tenho saudades das nossas conversas e dos nossos desabafos...agora nenhuma das duas consegue ter tempo, bolas!!!
    temos que arranjar aí um tempinho para pôr a conversa em dia e beber uns copos...deixamos os "gaiatos" com os pais, o que achas?
    gosto muito de ti, tu sabes! beijos graaaaaaandeeeeeees!

    ResponderExcluir
  3. Olá minha querida... gosto tanto quando colocas aqui um post novo. Tens tido uns dias impressionantemente desgastantes. Eu sei melhor do que ninguém o estado em que andas. Lidar com vinte e tal crianças todos os dias, dar-lhes amor e atenção e carinho e tudo e tudo e tudo, não é para qualquer um. Como é possível que uma profissão tão importante e fundamental pode ser tão pouco reconhecida, não só pelo estado como pelos pais dessas mesmas crianças. É incrível o desdém e a desconfiança com que muitas pessoas falam da vossa profissão. Gostava de ver a maior parte dessas pessoas passar pelo que vocês passam em apenas um dia. Talvez fosse muito pedagógico.

    ResponderExcluir
  4. Olá Natalina :))*
    Este periodo de adaptações é difícil para todos,por um lado sofrem os pequenotes, que da exclusividade das mamãs ou vovós, passam a ter que partilhar o amor e a atenção da educadora com mais uma catrefada de meninos pequeninos como eles. Sofrem as mamãs, que de lágrima no olho, deixam a razão das suas vidas, com uma estranha, que por mais perfeita que seja, vai ter um defeito enorme , com toda a certeza....e nós sabemos qual é esse defeito, verdade? Na realidade quem passa a grande e boa parte do dia com as crianças é a educadora, a professora, a auxiliar ( todas bruxas...eheheh)
    Mas as "bruxas" também sofrem, porque ter tantos meninos pequeninos, de chuchas e fraldas a arrastar no chão também tem o que se diga!!!!E para além disso,ainda tens duplo papel nesta aventura, numa sala a educadora, na sala ao lado a mãe.
    Força !!!!
    Mudando de assunto, achei o máximo a foto dos teus meninos...os meus têm calções iguaizinhos a esses...eheheh
    Beijinhos

    Patrícia

    ResponderExcluir
  5. Olá Natalina!
    Permite-me que deixe aqui um beijo gigante de parabéns para o mais novo membro da família a tornar-se ilustrador... Parabéns João! O livro do tubarão ficou fantástico com as tuas ilustrações!
    Parabéns também à mãe babada (que ajudou nos genes, vá!)
    E por falar em ilustrações... o teu bebé mais recente? Ainda o podemos conhecer até ao Natal?

    ps. temos mesmo de combinar o cafézinho/chávena de conversa!

    Jinhos
    Sininho e Cª

    ResponderExcluir